Informações ao Paciente

Unha Encravada (Onicocriptose)

Unha Encravada é o nome popular de uma situação chamada onicocriptose, que se caracteriza por uma deformidade da unha em relação a pele ao seu redor.
Geralmente é causada por má técnica de corte das unhas, assim como uso de calçados exageradamente apertados.
Pode ser prevenida e até mesmo tratada tomando cuidado para cortar a unha de maneira a não remover demasiadamente os cantos.
O trabalho dos podólogos é muito importante neste problema, e uma podologia bem feita pode prevenir e curar as unhas encravadas.
Em casos mais graves, o dermatologista e o ortopedista podem atuar com cirurgia para a solução do problema.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Como pode ser tratado o entorse?

    Após o estabelecimento correto do nível de lesões presentes no tornozelo, pode-se iniciar o tratamento.
    Alguns exames podem ser necessários para o diagnóstico correto, como Raio X ou Ressonância Magnética.
    O tratamento é individualizado para o grau de lesão verificada, e varia desde o uso de medicamentos por poucos dias até mesmo a cirurgia.
    Felizmente, na maior parte das vezes, podemos tratar o entorse do tornozelo com poucos dias de imobilização e fisioterapia.

  • Como pode ser tratada a Fratura de Lisfranc?

    Pode ser tratada de maneira conservadora com o uso de órtese e imobilização por cerca de dois meses ou com procedimento cirúrgico.
    Como trata-se de uma articulação nobre, onde todo o peso do corpo é apoiado durante a caminhada, é importante que os ossos cicatrizem sem deslocamentos. Dessa forma, a recuperação pode ocorrer de maneira rápida e satisfatória.

Veja todas