Informações ao Paciente

Terapia por Ondas de Choque (TOC)

A Terapia por Ondas de Choque (TOC) é um método utilizado no tratamento de algumas doenças do sistema músculo-esquelético.
São ondas de choque mecânico produzidas por um aparelho especial. Não é feito nenhum corte nem injeção.
Entre as patologias que podem ser tratadas para isso, podemos citar a Fasceite Plantar, a tendinite do Aquiles, e as tendinites em geral.
Cada caso tem as suas particularidades, e o médico pode avaliar e auxiliar na decisão de qual método utilizar para cada problema.

ondas de choque


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Como pode ser tratada a fasceite plantar?

    Geralmente é tratada com medicamentos e principalmente fisioterapia. Uma orientação importante é a prática de alguma atividade física regular, com ênfase em alongamento.
    Raramente, o paciente não apresenta melhora e a cirurgia é então indicada.

  • O que significa ter o Pé “cavo” ou o Pé “plano”?

    O pé é caracterizado anatomicamente pela presença de um arco na sua face interna. Este arco pode apresentar-se alto, normal ou baixo. Isso depende basicamente de características genéticas do paciente.
    Quando o arco aparentar ser alto demais, o pé é caracterizado como Pé Cavo. O contrario, quando o arco estiver baixo, ou até inexistente, é chamado de Pé Plano (ou Pé Chato, como é popularmente conhecido).


    Imagem mostrando pé cavo (esquerda), normal (centro) e plano (direita)

    Não podemos afirmar que a simples característica de pé Cavo ou Plano seja um problema de saúde. Uma parcela significativa da população apresenta pés cavos ou planos sem que nunca desenvolva sintoma qualquer.
    Mas alguns pacientes com o pé exageradamente plano ou cavo sentem dor, desequilíbrio ou calosidades. Nestes casos, o médico faz uma avaliação completa, com o auxilio de exames como Raio X, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética, determina a causa e prescreve o tratamento.
    Quanto ao tratamento, pode ser realizado com o auxilio de palmilhas, fisioterapia e, por vezes com uma técnica especial de cirurgia.

Veja todas