Informações ao Paciente
Tendinite dos Fibulares
Os tendões fibulares são dois, o fibular curto e o fibular longo, e tem seu trajeto da parte lateral da perna até a lateral do pé.
São responsáveis por estabilizar e dar força para o tornozelo e o pé.
Assim, estão sujeitos a lesões em situações de esforço e uso repetitivo, como esporte, obesidade e deformidades como pé cavo e pé plano.
Os sintomas são dor e inchaço na lateral do tornozelo, além de sensação de falta de firmeza.
O diagnóstioco é feito por um exame físico cuidadoso e alguns exames de imagem.
O tratamento geralmente é cirúrgico quando há algum tipo de ruptura das fibras do tendão.
Buscar
Arquivos
- Dezembro 2012
- Maio 2014
- Novembro 2016
- Fevereiro 2017
- Março 2017
- Dezembro 2017
- Março 2018
- Fevereiro 2019
- Março 2020
- Dezembro 2020
- Janeiro 2021
- Maio 2021
- Fevereiro 2022
Perguntas Frequentes
- O que é o esporão do calcâneo?
Esporão é o nome popular dado a algumas calcificações e protuberâncias surgidas nos pés.
Na maior parte das vezes, aquilo que se nota como um osso que cresceu aos poucos na verdade é uma saliência rígida que pode ser ou não um osso.
O que se denomina como “Esporão” quase sempre é, na verdade, um sinal de outra doença existente, como, por exemplo, a Fasceite Plantar e a Tendinite do Aquiles. - Como pode ser tratado o joanete?
Após as avaliações físicas e dos exames apropriados, o diagnóstico é determinado. Com essa informação, o cirurgião, junto com o paciente, conversam sobre as opções de tratamento. É muito importante que o paciente participe da decisão junto com o médico, porque aspectos pessoais influenciam no tipo de tratamento escolhido.
O tratamento do joanete deve ser individualizado para cada caso, de acordo com as características do pé, o estilo de vida do paciente, a prática ou não de atividades esportivas, etc.
Existem alternativas cirúrgicas e não-cirúrgicas para o tratamento. Como explicado anteriormente, o joanete é uma angulação anormal dos ossos do pé, e as maneiras não-cirúrgicas de tratamento são paliativos para o problema, pois não regularizam a deformidade. Apesar disso, são utilizadas em muitos pacientes para aliviar os sintomas e prevenir a piora destes.
Existem mitos e verdades a respeito da cirurgia para o tratamento do joanete. De um modo geral, a maneira atual de tratar é diferente do que era realizado há alguns anos atrás. Hoje em dia, técnicas modernas facilitam o procedimento cirúrgico e sua recuperação. Isso inclui maneiras seletivas de anestesia local, materiais e técnicas de precisão para a cirurgia e órtese de imobilização que permite o apoio imediato do pé no solo no período pós-operatório.