Informações ao Paciente
Tendinite do Aquiles
O Tendão de Aquiles, ou também chamado Tendão Calcâneo, é o mais forte tendão do corpo humano, resistindo, às vezes, a mais de 1 tonelada de tensão.
Toda essa força pode falhar, e, sob certas circunstâncias, surgem as lesões, a inflamação e a dor.
Na sua parte próxima ao calcanhar, o tendão sofre um processo inflamatório que recebe o nome de tendinite, e isso se manifesta com dor, inchaço e limitação da função.
Geralmente, além de um bom exame físico feito pelo médico, são solicitados exames de imagem como Ressonancia Magnética, Ecografia e Raio X
Uma das principais causas deste tipo de situação é a falta de alongamento correto da panturrilha e dos tendões da parte de tras da coxa.
O tratamento é feito com exercicios de alongamento, fisioterapia e, em raros casos, cirurgia.
Buscar
Arquivos
- Dezembro 2012
- Maio 2014
- Novembro 2016
- Fevereiro 2017
- Março 2017
- Dezembro 2017
- Março 2018
- Fevereiro 2019
- Março 2020
- Dezembro 2020
- Janeiro 2021
- Maio 2021
- Fevereiro 2022
Perguntas Frequentes
- Como pode ser tratada a fratura do calcâneo?
As fraturas do calcâneo podem ser tratadas com ou sem cirurgia. Como o osso geralmente quebra por compressão excessiva, na maior parte dos casos é necessária uma cirurgia para a colocação deste osso de volta ao seu formato normal, possibilitando assim uma recuperação mais adequada.
A cirurgia é realizada com a utilização de materiais especiais para a fixação do osso.
Mesmo com o tratamento adequado, esta é uma fratura que freqüentemente leva a algumas seqüelas irreversíveis para o paciente. - Como pode ser tratada a Fratura do Tornozelo?
A fratura do tornozelo deve ser avaliada quanto à sua estabilidade. Quando for verificado em exames (Raios-X ou Tomografia) que a fratura é estável, esta pode ser tratada com imobilização e gesso. Se for diagnosticada instabilidade, o mais correto é realizar um procedimento cirúrgico para posicionar adequadamente a articulação e fixar os ossos.
Uma vez fixados os ossos, é permitido início imediato da fisioterapia e retorno precoce às atividades do dia a dia.
É consenso entre os especialistas que o tratamento cirúrgico leva a uma recuperação mais rápida e pratica, mas deve ser indicado com bom senso, respeitando as limitações de idade e condições de saúde do paciente.