Informações ao Paciente

Telemedicina e Atendimento Médico à Distancia

Atendimento médico à distancia – Telemedicina

O avanço da ciência traz à medicina cada vez mais possibilidades. Uma delas é o atendimento à distancia, usando recursos de contato via internet.
Como qualquer coisa nova, ainda esta sendo aprimorada e regulamentada. Críticas acontecerão, muitos defenderão e alguns resistirão a esta inovação. Mas o avanço tecnológico é um caminho sem volta, e cabe a nós agora a tarefa de adaptar e melhorar o sistema.
Nós, médicos, vamos sim atender, dar opinião, prestar consultoria e até mesmo tratar os pacientes à distancia. Tudo isso muito bem regulamentado, controlado e fiscalizado pelos órgãos competentes.
Na ortopedia, no meu ver, o atendimento à distancia vai acontecer principalmente para consultorias, segundas opiniões e formação de junta médica. Nada pode substituir o exame físico detalhado, que é o principal fator para um bom diagnóstico.
Na ortopedia, tocar o paciente, fazendo os testes apropriados, é fundamental e insubstituível.
Se você quer saber mais sobre isso, ou tem dúvidas de como fazer um atendimento à distancia, não deixe de perguntar. O e-mail de contato é rubinluis@hotmail.com


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • O que é uma Fratura do Tornozelo?

    O tornozelo é uma articulação formada por três ossos: a tíbia, a fíbula (ou perônio) e o tálus. Chama-se fratura do tornozelo as lesões ocorridas na tíbia e na fíbula, que são os ossos mais comumente lesionados.
    A fratura ocorre normalmente em um movimento de entorse, onde os ossos são forçados de maneira diferente do movimento normal do tornozelo. É comum também em acidentes automobilísticos e motociclísticos.

     

    Exemplo de fratura bimaleolar do tornozelo

  • O que é fratura de Lisfranc?

    Fratura de Lisfranc é a lesão óssea traumática ocorrida na chamada articulação de Lisfranc, localizada na porção do meio do pé, ou “peito do pé”.
    Geralmente é causada por acidentes automobilísticos ou motociclisticos, mas pode ocorrer também em entorses, quedas ou lesões esportivas.

Veja todas