Informações ao Paciente

TÉCNICAS ATUAIS NAS CIRURGIAS DO PÉS

O avanço tecnológico dos últimos anos trouxe, na área de Cirurgia do Pé e do Tornozelo, novas facilidades e conforto para o paciente. Isso é possível com o uso de técnicas e materiais especiais, e aparelhos de precisão.
Um determinado problema pode ser tratado de diferentes maneiras, de acordo com as particularidades do caso e a preferência do cirurgião. A questão é que algumas técnicas utilizadas no passado criaram certa “má fama” com os pacientes, devido ao longo tempo de recuperação, à dor intensa e ao desconforto de não poder caminhar nos primeiros dias após a cirurgia.
Sendo assim, muitas pessoas que apresentam o problema acabam optando por não tratar a situação.
Hoje em dia, com o avanço das técnicas cirúrgicas, o cirurgião ortopedista pode, na maioria das cirurgias, fazer o tratamento de modo que o período de recuperação aconteça de maneira mais confortável. Deste modo, problemas como joanetes, calosidades dolorosas e até mesmo fraturas nos pés são tratadas permitindo o apoio do pé logo após a cirurgia (com o uso de calçados especiais). Isso é possível graças à utilização de aparelhos e materiais especiais durante a cirurgia.
A maior parte dos procedimentos é feita com anestesia local, diminuindo o risco de complicações e permitindo que o paciente possa recuperar-se da cirurgia em sua casa. Além disso, utilizando-se técnicas atuais especiais de fisioterapia, a recuperação pode acontecer mais rápido do que antigamente.
Evidentemente, cada paciente apresenta particularidades no seu caso, e é na avaliação do especialista que todas as informações podem ser tomadas, incluindo o tipo de cirurgia, o prazo e os cuidados na recuperação e também os possíveis riscos relacionados ao processo.
É muito importante não abrir mão de todas as condições para que o tratamento aconteça nos moldes mais atuais da cirurgia ortopédica, seja na qualidade técnica e aparelhagem do hospital em questão, na qualificação dos médicos especialistas e na competência da equipe de fisioterapia.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Como o salto alto pode ser prejudicial ao pé?

    Algumas afortunadas mulheres têm uma característica genética que determina boa tolerância ao uso de calçados de salto alto e bico fino. Infelizmente para a maioria o uso deste tipo de calçado provoca pressão exagerada na parte da frente do pé, junto aos dedos, além de comprimir as laterais do pé. Pode causar calosidades e inflamações na planta do pé chamadas de bursites metatarsais. Provoca ainda o encurtamento dos tendões da panturrilha. Além disso tudo, pode acelerar o processo de formação de um joanete.

  • Como pode ser tratado o entorse?

    Após o estabelecimento correto do nível de lesões presentes no tornozelo, pode-se iniciar o tratamento.
    Alguns exames podem ser necessários para o diagnóstico correto, como Raio X ou Ressonância Magnética.
    O tratamento é individualizado para o grau de lesão verificada, e varia desde o uso de medicamentos por poucos dias até mesmo a cirurgia.
    Felizmente, na maior parte das vezes, podemos tratar o entorse do tornozelo com poucos dias de imobilização e fisioterapia.

Veja todas