SINDROME DO TUNEL DO TARSO

O Túnel do Tarso é a localização anatômica, entre o tornozelo e o pé, por onde passam algumas estruturas nobres, como veias, artérias, tendões e nervos.
Chama-se Síndrome do Túnel do Tarso quando estas estruturas são comprimidas pelo aumento da pressão neste túnel. Neste caso, a estrutura mais sensível ao aumento da pressão é o nervo, e os sintomas se desenvolvem como uma síndrome de compressão nervosa.

Esta condição clinica é causada por algumas situações que aumentam a pressão dentro do Túnel do Tarso, como, por exemplo, seqüela de fraturas, cistos sinoviais, tumores e varizes.

Imagem mostrando local da compressão no Túnel do Tarso entre o pé e o tornozelo

O paciente geralmente queixa-se de dor na face interna do tornozelo, sensação de queimação ou dormência na planta do pé, inchaço e dificuldade para caminhar.

Como é Diagnosticada
A síndrome do Túnel do Tarso é diagnosticada com alguns testes clínicos feitos pelo médico no consultório e também com o auxilio de exames diagnósticos, como Eletroneuromiografia e Ressonância Magnética.

Como Pode se Tratada
O tratamento basicamente envolve a diminuição da pressão dentro do túnel. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, dependendo muito da causa da compressão em cada paciente.
As técnicas para a melhora do quadro incluem medicações, palmilhas, fisioterapia e cirurgia.

• O que são calosidades?

O termo calosidade, ou calo, normalmente é utilizado para definir o espessamento da camada córnea superficial da pele.

• O que é uma artrodese?

Artrodese é o nome dado a um tipo especial de cirurgia realizada nas articulações. Consiste na fusão de dois ou mais ossos, formando um bloco ósseo único.
    Esta cirurgia é realizada para o tratamento de situações nas quais houve perda da função normal da articulação, seja por perda da cartilagem articular ou do movimento correto.
    Como este tipo de tratamento provoca a imobilização total da articulação, só é realizado em casos muito avançados ou em situações onde os outros tipos de tratamento não forneceram melhora suficiente da dor.
    Atualmente, com o avanço das técnicas de fixação óssea, as cirurgias de artrodese podem ser realizadas de maneira que o paciente tenha recuperação mais rápida e confortável, com o mínimo de tempo possível de afastamento das atividades habituais.