Informações ao Paciente

Solidariedade

Durante o ano de 2021 serão oferecidas algumas consultas ortopédicas (na especialidade de Pé e Tornozelo) sem custo para pacientes de baixa renda.

O agendamento pode ser feito no telefone (51) 31059963 a partir de 11 de janeiro.

O atendimento será feito como uma atividade voluntária pelo Dr Luis Rubin, ortopedista com especialidade nos problemas do pé e do tornozelo.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Como pode ser tratada a Fratura do Tornozelo?

    A fratura do tornozelo deve ser avaliada quanto à sua estabilidade. Quando for verificado em exames (Raios-X ou Tomografia) que a fratura é estável, esta pode ser tratada com imobilização e gesso. Se for diagnosticada instabilidade, o mais correto é realizar um procedimento cirúrgico para posicionar adequadamente a articulação e fixar os ossos.
    Uma vez fixados os ossos, é permitido início imediato da fisioterapia e retorno precoce às atividades do dia a dia.
    É consenso entre os especialistas que o tratamento cirúrgico leva a uma recuperação mais rápida e pratica, mas deve ser indicado com bom senso, respeitando as limitações de idade e condições de saúde do paciente.

  • O que é um cisto sinovial?

    Cisto sinovial é uma estrutura semelhante a uma bolsa preenchida por líquido proveniente de uma articulação ou tendão, chamado líquido sinovial.
    Pode ocorrer em qualquer parte do pé, mas geralmente localiza-se na parte dorsal, próximas aos tendões e articulações de onde se origina.
    Esta condição clinica é causada por algumas situações de fragilidade na cápsula da articulação ou da bainha do tendão. Por exemplo, tendinites, artrose, lesões traumáticas e reumatismo.

Veja todas