Informações ao Paciente

Solidariedade

Durante o ano de 2021 serão oferecidas algumas consultas ortopédicas (na especialidade de Pé e Tornozelo) sem custo para pacientes de baixa renda.

O agendamento pode ser feito no telefone (51) 31059963 a partir de 11 de janeiro.

O atendimento será feito como uma atividade voluntária pelo Dr Luis Rubin, ortopedista com especialidade nos problemas do pé e do tornozelo.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • O que significa ter o Pé “cavo” ou o Pé “plano”?

    O pé é caracterizado anatomicamente pela presença de um arco na sua face interna. Este arco pode apresentar-se alto, normal ou baixo. Isso depende basicamente de características genéticas do paciente.
    Quando o arco aparentar ser alto demais, o pé é caracterizado como Pé Cavo. O contrario, quando o arco estiver baixo, ou até inexistente, é chamado de Pé Plano (ou Pé Chato, como é popularmente conhecido).


    Imagem mostrando pé cavo (esquerda), normal (centro) e plano (direita)

    Não podemos afirmar que a simples característica de pé Cavo ou Plano seja um problema de saúde. Uma parcela significativa da população apresenta pés cavos ou planos sem que nunca desenvolva sintoma qualquer.
    Mas alguns pacientes com o pé exageradamente plano ou cavo sentem dor, desequilíbrio ou calosidades. Nestes casos, o médico faz uma avaliação completa, com o auxilio de exames como Raio X, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética, determina a causa e prescreve o tratamento.
    Quanto ao tratamento, pode ser realizado com o auxilio de palmilhas, fisioterapia e, por vezes com uma técnica especial de cirurgia.

  • Como é feito o diagnóstico da ruptura do Tendão de Aquiles?

    O diagnóstico dessa lesão pode ser feito com o exame clinico feito na consulta médica.
    A ruptura do Tendão de Aquiles pode acontecer em todas as fibras do tendão, e então é chamada de Ruptura Total, ou em uma parte das fibras, quando recebe o nome de Ruptura Parcial.
    A diferenciação entre estes dois tipos de lesão pode ser feito com o exame clínico feito pelo médico ou por exames complementares, como ecografia e, às vezes, ressonância magnética.

Veja todas