Sesamoidite

Existem dois pequenos ossos, mas muito resistentes, na planta do pé na parte logo abaixo do dedo maior.
São chamados ossos sesamóides do pé.
Esses ossos, principalmente quando são sobrecarregados, sofrem um processo doloroso chamado sesamoidite.
As principais atividades ligadas a isso são o uso de saltos altos e os esportes de uso forçado do pé.
Falta de alongamento adequado da panturrilha também causa essa situação.
O diagnóstico é feito pelo exame físico e por exames complementares.
O tratamento envolve o controle da causa por parte do paciente.
Em alguns casos, a fisioterapia e a cirurgia são também indicados.

• O que é a Fratura do Calcâneo?

Fratura do calcâneo é aquela ocorrida no osso que leva o mesmo nome, que é responsável por apoiar todo o peso do corpo durante a caminhada.
    Geralmente ela ocorre por queda de altura, onde o apoio da queda se dá diretamente neste osso. A fratura ocorre por compressão do osso. É comum que ocorra lesão em ambos os pés.

Tomografia Computadorizada mostrando fraturas do osso calcâneo

• Como é feito o diagnóstico da ruptura do Tendão de Aquiles?

O diagnóstico dessa lesão pode ser feito com o exame clinico feito na consulta médica.
    A ruptura do Tendão de Aquiles pode acontecer em todas as fibras do tendão, e então é chamada de Ruptura Total, ou em uma parte das fibras, quando recebe o nome de Ruptura Parcial.
    A diferenciação entre estes dois tipos de lesão pode ser feito com o exame clínico feito pelo médico ou por exames complementares, como ecografia e, às vezes, ressonância magnética.