Informações ao Paciente

Neuroma Interdigital, (ou Neuroma de Morton)

O Neuroma Interdigital, (ou Neuroma de Morton) é uma situação muito comum de incômodo nos pés, principalmente de mulheres entre 30 e 60 anos de idade.
É caracterizado pelo aumento da espessura de um nervo que existe naturalmente no pé.
A espessura normal é de 2 a 3 mm, e no neuroma pode chegar a 15 mm
Com esse aumento, o nervo acaba sendo comprimido entre os ossos, e isso causa dor.
A dor é pior com o uso de calçados fechados, e alivia imediatamente quando o paciente retira o calçado.
O tratamento pode ser feito de duas maneiras:
1. Utilizando calçados mais largos
2. Removendo cirurgicamente o neuroma
Não se recomenda o uso de palmilhas ou de infiltrações com corticoide.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • O que significa ter o Pé “cavo” ou o Pé “plano”?

    O pé é caracterizado anatomicamente pela presença de um arco na sua face interna. Este arco pode apresentar-se alto, normal ou baixo. Isso depende basicamente de características genéticas do paciente.
    Quando o arco aparentar ser alto demais, o pé é caracterizado como Pé Cavo. O contrario, quando o arco estiver baixo, ou até inexistente, é chamado de Pé Plano (ou Pé Chato, como é popularmente conhecido).


    Imagem mostrando pé cavo (esquerda), normal (centro) e plano (direita)

    Não podemos afirmar que a simples característica de pé Cavo ou Plano seja um problema de saúde. Uma parcela significativa da população apresenta pés cavos ou planos sem que nunca desenvolva sintoma qualquer.
    Mas alguns pacientes com o pé exageradamente plano ou cavo sentem dor, desequilíbrio ou calosidades. Nestes casos, o médico faz uma avaliação completa, com o auxilio de exames como Raio X, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética, determina a causa e prescreve o tratamento.
    Quanto ao tratamento, pode ser realizado com o auxilio de palmilhas, fisioterapia e, por vezes com uma técnica especial de cirurgia.

  • O que é Fasceite Plantar?

    Fasceite Plantar é um processo de inflamação crônica no pé, mais precisamente na região do calcanhar.

     


    Local de inflamação da fascia plantar

    A |Fasceite desenvolve quando algumas condições favorecem o seu surgimento, como perda do alongamento correto dos músculos, falta de atividade física ou obesidade.
    A presença de esporão do osso calcâneo, que é uma calcificação, não está relacionada ao surgimento do processo da Fasceite.
    O principal sintoma é dor na planta do pé na região do calcanhar, principalmente quando o paciente dá os primeiros passos pela manhã.

Veja todas