Informações ao Paciente
Lesões Ligamentares do Tornozelo (Instabilidade do Tornozelo)
O tornozelo é uma articulação que sustenta todo o peso do corpo, e faz o seu movimento para a frente e para trás.
Ele é mantido firme e estável com os seus ligamentos, que são pequenas cordas que unem um osso ao outro.
Quando há uma frouxidão destes ligamentos, geralmente como sequela de uma ruptura não cicatrizada, o tornozelo fica instável, e o paciente refere que ele sofre torções frequentes.
O Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo pode fazer o diagnóstico examinando o paciente no consultório, e também com o uso de exames complementares.
O Tratamento pode ser feito com fisioterapia, exercícios de reforço ou então com cirurgia de reconstrução dos ligamentos afetados.
Hoje em dia, existem cirurgias minimamente invasivas para o tratamento das lesões ligamentares do tornozelo.
A recuperação costuma ser de média duração.
Buscar
Arquivos
- Dezembro 2012
- Maio 2014
- Novembro 2016
- Fevereiro 2017
- Março 2017
- Dezembro 2017
- Março 2018
- Fevereiro 2019
- Março 2020
- Dezembro 2020
- Janeiro 2021
- Maio 2021
- Fevereiro 2022
Perguntas Frequentes
- O que é a Fratura do Calcâneo?
Fratura do calcâneo é aquela ocorrida no osso que leva o mesmo nome, que é responsável por apoiar todo o peso do corpo durante a caminhada.
Geralmente ela ocorre por queda de altura, onde o apoio da queda se dá diretamente neste osso. A fratura ocorre por compressão do osso. É comum que ocorra lesão em ambos os pés.Tomografia Computadorizada mostrando fraturas do osso calcâneo
- O que é um entorse do tornozelo?
Entende-se por entorse como sendo o movimento além dos limites fisiológicos em uma determinada articulação.
O movimento do tornozelo, por exemplo, é realizado principalmente no sentido ântero-posterior, ou seja, para a frente e para trás.
O movimento lateral é limitado por dois motivos: a presença de ligamentos, que são estruturas como cordas muito resistentes e o formato dos ossos que formam o tornozelo.Vista lateral dos ligamentos do tornozelo
Quando o movimento é forçado a ocorrer para um dos lados, para dentro ou para fora, os ossos e os ligamentos do tornozelo são forçados, e podem sofrer estiramentos, rupturas e até mesmo fraturas.