Fungo nas Unhas (Onicomicose)

A infecção por fungos na unha dos pés (ou onicomicose) é uma situação comum, pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em pacientes acima dos 50 anos de idade.
Situações como diabetes, má circulação e baixa imunidade também facilitam a ocorrência.
O paciente normalmente nota aspecto esbranquiçado e retorcido na unha.
O diagnóstico e o tratamento são feitos pelo médico dermatologista.
O tratamento costuma ser lento e gradual.

• O que é um cisto sinovial?

Cisto sinovial é uma estrutura semelhante a uma bolsa preenchida por líquido proveniente de uma articulação ou tendão, chamado líquido sinovial.
    Pode ocorrer em qualquer parte do pé, mas geralmente localiza-se na parte dorsal, próximas aos tendões e articulações de onde se origina.
    Esta condição clinica é causada por algumas situações de fragilidade na cápsula da articulação ou da bainha do tendão. Por exemplo, tendinites, artrose, lesões traumáticas e reumatismo.

• Porque o joanete dói?

Quando vai acontecendo o processo de formação do joanete, progressivamente as articulações da parte da frente do pé vão sendo deslocadas da sua posição original. Isso muda a maneira como o pé sustenta o peso do corpo, e alguns pontos são sobrecarregados, causando assim as calosidades e a dor. Além disso, as proeminências ósseas formadas são pressionadas pelos calçados, causando inflamações localizadas e dor.