Informações ao Paciente

FRATURAS DO TORNOZELO

O que é
O tornozelo é uma articulação formada por três ossos: a tíbia, a fíbula (ou perônio) e o tálus. Chama-se fratura do tornozelo as lesões ocorridas na tíbia e na fíbula, que são os ossos mais comumente lesionados.

 

Exemplo de fratura bimaleolar do tornozelo

Como é causada
A fratura ocorre normalmente em um movimento de entorse, onde os ossos são forçados de maneira diferente do movimento normal do tornozelo. É comum também em acidentes automobilísticos e motociclísticos.

Quais são os sintomas
Dor, inchaço e dificuldade para apoiar o pé no chão. Como existem variados graus de lesão, os sintomas podem variar desde um pequeno desconforto até uma dor insuportável.

Como pode ser tratada
A fratura do tornozelo deve ser avaliada quanto à sua estabilidade. Quando for verificado em exames (Raios-X ou Tomografia) que a fratura é estável, esta pode ser tratada com imobilização e gesso. Se for diagnosticada instabilidade, o mais correto é realizar um procedimento cirúrgico para posicionar adequadamente a articulação e fixar os ossos.
Uma vez fixados os ossos, é permitido início imediato da fisioterapia e retorno precoce às atividades do dia a dia.
É consenso entre os especialistas que o tratamento cirúrgico leva a uma recuperação mais rápida e pratica, mas deve ser indicado com bom senso, respeitando as limitações de idade e condições de saúde do paciente.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Como é feito o diagnóstico da ruptura do Tendão de Aquiles?

    O diagnóstico dessa lesão pode ser feito com o exame clinico feito na consulta médica.
    A ruptura do Tendão de Aquiles pode acontecer em todas as fibras do tendão, e então é chamada de Ruptura Total, ou em uma parte das fibras, quando recebe o nome de Ruptura Parcial.
    A diferenciação entre estes dois tipos de lesão pode ser feito com o exame clínico feito pelo médico ou por exames complementares, como ecografia e, às vezes, ressonância magnética.

  • O que é um cisto sinovial?

    Cisto sinovial é uma estrutura semelhante a uma bolsa preenchida por líquido proveniente de uma articulação ou tendão, chamado líquido sinovial.
    Pode ocorrer em qualquer parte do pé, mas geralmente localiza-se na parte dorsal, próximas aos tendões e articulações de onde se origina.
    Esta condição clinica é causada por algumas situações de fragilidade na cápsula da articulação ou da bainha do tendão. Por exemplo, tendinites, artrose, lesões traumáticas e reumatismo.

Veja todas