Informações ao Paciente

Fraturas do Quinto Metatarso

O quinto metatarso é um osso que faz parte da porção lateral do pé, e recebe carga do apoio no solo e da tração de tendões do tornozelo e do pé.

Algumas atividades esportivas, e mesmo do dia a dia, podem colocar em risco a integridade deste osso.

A lesão deste osso pode ocorrer em vários graus de intensidade e de gravidade.

Verificamos desde fissuras sem maiores consequências até fraturas com grandes implicações no período de recuperação e de reabilitação.

O tratamento é indicualizado para cada paciente, dependendo do tipo de lesão e da atividade esportiva ou de trabalho envolvida. Varia desde imobilização leve até grandes cirurgias com o uso de parafusos de fixação.

Evidentemente um atleta profissional de futebol tem demanda diferente de um paciente sedentário de 65 anos.

O tratamento de fraturas do quinto metatarso como a ocorrida no jogador Neymar é feito de maneira especial e individualizada para a sua realidade.

O uso de PRP (plasma Rico em Plaquetas) é uma terapia de células que já é utilizado como auxiliar do tratamento em alguns países. No Brasil é liberado somente para uso experimental.

A fisioterapia tem papel fundametal na recuperação.

O essencial é que haja um bom entendimento entre o médico e o paciente, para que aconteça uma recuperação completa e mais rápida.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Como pode ser tratado o diabetes no Pé?

    O primeiro passo é um controle adequado do diabetes, com o auxílio do clínico ou endocrinologista. Para os pés, recomenda-se o uso de calçados adequados, palmilhas, fisioterapia, acompanhamento com Podólogos e às vezes, cirurgia.

  • O que é a Síndrome do Túnel do Tarso?

    O Túnel do Tarso é a localização anatômica, entre o tornozelo e o pé, por onde passam algumas estruturas nobres, como veias, artérias, tendões e nervos.
    Chama-se Síndrome do Túnel do Tarso quando estas estruturas são comprimidas pelo aumento da pressão neste túnel. Neste caso, a estrutura mais sensível ao aumento da pressão é o nervo, e os sintomas se desenvolvem como uma síndrome de compressão nervosa.
    Esta condição clinica é causada por algumas situações que aumentam a pressão dentro do Túnel do Tarso, como, por exemplo, seqüela de fraturas, cistos sinoviais, tumores e varizes.

     

    Imagem mostrando local da compressão no Túnel do Tarso entre o pé e o tornozelo

Veja todas