Informações ao Paciente
ENTORSE DE TORNOZELO E REABILITAÇÃO
Tornzelo, pé e artelhos são formados por um complexo de 34 articulações que, por sua estrutura óssea, inserções ligamentares e contração muscular, pode mudar em um único passo de uma estrutura flexível que se conforma às irregularidades do solo para uma estrutura rígida de sustação peso.
As funções do tornozelo são:
Suporte de peso, controle e estabilização da perna sobre o pé fixo,elevação do corpo na ponta dos pés, pular, subir escadas,absorção de choques na marcha, corrida ou aterrissagem de um salto,substituição da função da mão em pessoas com amputações ou paralisias das extremidades superiores,compensa desvios do joelho ou quadril para manter o centro de gravidade
As causas mais comuns das lesões de entorse de tornozelo são durante as atividades esportivas, como futebol, saltos, corridas, ou traumatismos como caminhada ou descida de uma escada.
Em geral o paciente se apresenta no consultório médico com dor, edema, hipersensibilidade e incapacidade funcional.
O diagnóstico é realizado através do exame físico e se necessário exame de imagens, como RX e Ressonância Magnética.
Objetivo da reabilitação é proporcionar uma estabilidade dinâmica a uma articulação potencialmente instável através de técnicas como gelo, elevação, compressão, massoterapia, eletroterapia, exercícios de reforço, equilíbrio e alongamento, sustentação da marcha normal, simulação do gesto desportivo, até o retorno completo às atividades desportivas
A vantagem de um tratamento individualizado e personalizado é que permite ao paciente a segurança e confiança no retorno à pratica desportiva.
Buscar
Arquivos
- Dezembro 2012
- Maio 2014
- Novembro 2016
- Fevereiro 2017
- Março 2017
- Dezembro 2017
- Março 2018
- Fevereiro 2019
- Março 2020
- Dezembro 2020
- Janeiro 2021
- Maio 2021
- Fevereiro 2022
Perguntas Frequentes
- O que significa ter o Pé “cavo” ou o Pé “plano”?
O pé é caracterizado anatomicamente pela presença de um arco na sua face interna. Este arco pode apresentar-se alto, normal ou baixo. Isso depende basicamente de características genéticas do paciente.
Quando o arco aparentar ser alto demais, o pé é caracterizado como Pé Cavo. O contrario, quando o arco estiver baixo, ou até inexistente, é chamado de Pé Plano (ou Pé Chato, como é popularmente conhecido).
Imagem mostrando pé cavo (esquerda), normal (centro) e plano (direita)Não podemos afirmar que a simples característica de pé Cavo ou Plano seja um problema de saúde. Uma parcela significativa da população apresenta pés cavos ou planos sem que nunca desenvolva sintoma qualquer.
Mas alguns pacientes com o pé exageradamente plano ou cavo sentem dor, desequilíbrio ou calosidades. Nestes casos, o médico faz uma avaliação completa, com o auxilio de exames como Raio X, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética, determina a causa e prescreve o tratamento.
Quanto ao tratamento, pode ser realizado com o auxilio de palmilhas, fisioterapia e, por vezes com uma técnica especial de cirurgia. - Como é feito o tratamento da ruptura do Tendão de Aquiles?
O tratamento desta lesão pode ser feito cirurgicamente, com a sutura do tendão com uma técnica especial ou de maneira conservadora, ou seja, sem a necessidade de cirurgia.
Hoje em dia, os estudos mais recentes mostram que o tratamento cirúrgico da ruptura do Tendão de Aquiles promove uma recuperação mais rápida e eficaz, quando comparado ao tratamento com gesso e sem cirurgia.