Informações ao Paciente

ENTORSE DE TORNOZELO E REABILITAÇÃO

Tornzelo, pé e artelhos são formados por um complexo de 34 articulações que, por sua estrutura óssea, inserções ligamentares e contração muscular, pode mudar em um único passo de uma estrutura flexível que se conforma às irregularidades do solo para uma estrutura rígida de sustação peso.
As funções do tornozelo são:
Suporte de peso, controle e estabilização da perna sobre o pé fixo,elevação do corpo na ponta dos pés, pular, subir escadas,absorção de choques na marcha, corrida ou aterrissagem de um salto,substituição da função da mão em pessoas com amputações ou paralisias das extremidades superiores,compensa desvios do joelho ou quadril para manter o centro de gravidade
As causas mais comuns das lesões de entorse de tornozelo são durante as atividades esportivas, como futebol, saltos, corridas, ou traumatismos como caminhada ou descida de uma escada.
Em geral o paciente se apresenta no consultório médico com dor, edema, hipersensibilidade e incapacidade funcional.
O diagnóstico é realizado através do exame físico e se necessário exame de imagens, como RX e Ressonância Magnética.
Objetivo da reabilitação é proporcionar uma estabilidade dinâmica a uma articulação potencialmente instável através de técnicas como gelo, elevação, compressão, massoterapia, eletroterapia, exercícios de reforço, equilíbrio e alongamento, sustentação da marcha normal, simulação do gesto desportivo, até o retorno completo às atividades desportivas
A vantagem de um tratamento individualizado e personalizado é que permite ao paciente a segurança e confiança no retorno à pratica desportiva.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • O que é uma Fratura do Tornozelo?

    O tornozelo é uma articulação formada por três ossos: a tíbia, a fíbula (ou perônio) e o tálus. Chama-se fratura do tornozelo as lesões ocorridas na tíbia e na fíbula, que são os ossos mais comumente lesionados.
    A fratura ocorre normalmente em um movimento de entorse, onde os ossos são forçados de maneira diferente do movimento normal do tornozelo. É comum também em acidentes automobilísticos e motociclísticos.

     

    Exemplo de fratura bimaleolar do tornozelo

  • O que é um entorse do tornozelo?

    Entende-se por entorse como sendo o movimento além dos limites fisiológicos em uma determinada articulação.
    O movimento do tornozelo, por exemplo, é realizado principalmente no sentido ântero-posterior, ou seja, para a frente e para trás.
    O movimento lateral é limitado por dois motivos: a presença de ligamentos, que são estruturas como cordas muito resistentes e o formato dos ossos que formam o tornozelo.

    Vista lateral dos ligamentos do tornozelo

    Quando o movimento é forçado a ocorrer para um dos lados, para dentro ou para fora, os ossos e os ligamentos do tornozelo são forçados, e podem sofrer estiramentos, rupturas e até mesmo fraturas.

Veja todas