Informações ao Paciente

Dedos Desviados para os Lados (clinodactilia)

Os dedos dos pés são alinhados para a frente, com um pouco de desvio para os lados.
Quando há uma grande deformidade para os lados, é sinal de qua ocorreu um problema na estabilização deste dedo, provavelmente com ruptura de ligamentos ou tendões.
O ortopedista especialista em problemas dos pés pode facilmente verificar isso em um exame físico e em um exame de Raio X.
O tratamento varia de caso para caso, podendo incluir fisioterapia, palmilhas, órteses ou cirurgias.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Como é causada a calosidade?

    O espessamento da pele que forma as calosidades ocorre porque a pele possui a capacidade de hipertrofia em resposta a um agente agressor. Por exemplo, um calçado que, por muito tempo, causar pressão em um determinado ponto, vai provocar o aumento da espessura da pele neste ponto.
    A camada da pele que cresce é a camada córnea, que é formada essencialmente por queratina, sem vasos sanguíneos nem ramos nervosos. Em função disso, o calo pode ser descamado sem dor ou sangramento. Mas isso não é um procedimento que deva ser feito, porque retira a proteção que, por algum motivo, foi criada no local.

  • O que é uma artrodese?

    Artrodese é o nome dado a um tipo especial de cirurgia realizada nas articulações. Consiste na fusão de dois ou mais ossos, formando um bloco ósseo único.
    Esta cirurgia é realizada para o tratamento de situações nas quais houve perda da função normal da articulação, seja por perda da cartilagem articular ou do movimento correto.
    Como este tipo de tratamento provoca a imobilização total da articulação, só é realizado em casos muito avançados ou em situações onde os outros tipos de tratamento não forneceram melhora suficiente da dor.
    Atualmente, com o avanço das técnicas de fixação óssea, as cirurgias de artrodese podem ser realizadas de maneira que o paciente tenha recuperação mais rápida e confortável, com o mínimo de tempo possível de afastamento das atividades habituais.

Veja todas