Como Cuidar do Pé do Diabético

O diabetes é uma doença crônica com um elevado número de cmplicações e sequelas.

Os pés podem sofrer uma situação chamada de Pé Diabético, que é causada pelos problemas de circulação, sensibilidade e do sistema imunológico do paciente.

Podem ocorrer infecções, feridas que não cicatrizam, fraqueza muscular, deformidades e calos.

A prevenção dos problemas é o melhor remédio, eis algumas medidas importantes de prevenção:

1. manter a glicose do sangue controlada

2. Fazer um bom acompanhamento com um clínico, endocrinologista ou cardiologista

3. usar calçados confortaveis, largos e sem costuras internas

4. usar meias brancas, para detectar algum sangramento escondido

5. observar os pés diariamente

6. manter um acompanhamento mensal com um podólogo

7. Procurar atendimento em uma emergencia em qualquer sinal de ferida ou sangramento no pé.

• O que é um cisto sinovial?

Cisto sinovial é uma estrutura semelhante a uma bolsa preenchida por líquido proveniente de uma articulação ou tendão, chamado líquido sinovial.
    Pode ocorrer em qualquer parte do pé, mas geralmente localiza-se na parte dorsal, próximas aos tendões e articulações de onde se origina.
    Esta condição clinica é causada por algumas situações de fragilidade na cápsula da articulação ou da bainha do tendão. Por exemplo, tendinites, artrose, lesões traumáticas e reumatismo.

• Como pode ser tratada a fratura do calcâneo?

As fraturas do calcâneo podem ser tratadas com ou sem cirurgia. Como o osso geralmente quebra por compressão excessiva, na maior parte dos casos é necessária uma cirurgia para a colocação deste osso de volta ao seu formato normal, possibilitando assim uma recuperação mais adequada.
    A cirurgia é realizada com a utilização de materiais especiais para a fixação do osso.
    Mesmo com o tratamento adequado, esta é uma fratura que freqüentemente leva a algumas seqüelas irreversíveis para o paciente.