CISTO SINOVIAL

Cisto sinovial é uma estrutura semelhante a uma bolsa preenchida por líquido proveniente de uma articulação ou tendão, chamado líquido sinovial.
Pode ocorrer em qualquer parte do pé, mas geralmente localiza-se na parte dorsal, próximas aos tendões e articulações de onde se origina.

Esta condição clinica é causada por algumas situações de fragilidade na cápsula da articulação ou da bainha do tendão. Por exemplo, tendinites, artrose, lesões traumáticas e reumatismo.

Cisto Sinovial originado da cápsula da articulação

O paciente geralmente nota o surgimento de uma massa palpável, que pode ser dolorida ou não.

Como é Diagnosticada
É diagnosticado pelo exame clínico, que pode ser complementado com ecografia e, às vezes, ressonância magnética para elucidar a causa subjacente ao cisto.

Como Pode se Tratada
O tratamento pode ser feito com a drenagem do cisto por punção ou por cirurgia aberta.
A cirurgia tem a vantagem de proporcionar uma cura mais definitiva, com menor índice de recidiva do que a punção.

• Como pode ser tratada a Fratura de Lisfranc?

Pode ser tratada de maneira conservadora com o uso de órtese e imobilização por cerca de dois meses ou com procedimento cirúrgico.
    Como trata-se de uma articulação nobre, onde todo o peso do corpo é apoiado durante a caminhada, é importante que os ossos cicatrizem sem deslocamentos. Dessa forma, a recuperação pode ocorrer de maneira rápida e satisfatória.

• Como o joanete é causado?

Existem algumas causas para que ocorra o desalinhamento e o conseqüente surgimento do joanete no pé. As principais são a herança genética e o uso de sapatos inadequados. A presença de casos entre os familiares mostra uma tendência ao surgimento do problema, que também pode ocorrer sem herança familiar confirmada. O uso de calçados de bico exageradamente fino piora a angulação mostrada na figura.