Informações ao Paciente

Cirurgias do Pé em tempos de Covid-19

É correto realizar uma cirurgia eletiva em um período de pandemia?

Bem, depende...

Durante a epidemia de Covid-19, a realização de cirurgias eletivas (que são aquelas onde não ha urgência) deve ser feita com critérios de segurança, tanto para o paciente e seus familiares como para a equipe médica.

De modo geral, se puder ser ambulatorial (o paciente retorna a casa no mesmo dia), ou se o paciente não fizer parte de grupos de risco, há segurança e o procedimento pode ser realizado.

Ainda assim, por prudência, se houver possibilidade de esperar pela vacina ou pela diminuição dos contágios, é a coisa certa a ser feita.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • O que é Fasceite Plantar?

    Fasceite Plantar é um processo de inflamação crônica no pé, mais precisamente na região do calcanhar.

     


    Local de inflamação da fascia plantar

    A |Fasceite desenvolve quando algumas condições favorecem o seu surgimento, como perda do alongamento correto dos músculos, falta de atividade física ou obesidade.
    A presença de esporão do osso calcâneo, que é uma calcificação, não está relacionada ao surgimento do processo da Fasceite.
    O principal sintoma é dor na planta do pé na região do calcanhar, principalmente quando o paciente dá os primeiros passos pela manhã.

  • Como pode ser tratado o joanete?

    Após as avaliações físicas e dos exames apropriados, o diagnóstico é determinado. Com essa informação, o cirurgião, junto com o paciente, conversam sobre as opções de tratamento. É muito importante que o paciente participe da decisão junto com o médico, porque aspectos pessoais influenciam no tipo de tratamento escolhido.
    O tratamento do joanete deve ser individualizado para cada caso, de acordo com as características do pé, o estilo de vida do paciente, a prática ou não de atividades esportivas, etc.
    Existem alternativas cirúrgicas e não-cirúrgicas para o tratamento. Como explicado anteriormente, o joanete é uma angulação anormal dos ossos do pé, e as maneiras não-cirúrgicas de tratamento são paliativos para o problema, pois não regularizam a deformidade. Apesar disso, são utilizadas em muitos pacientes para aliviar os sintomas e prevenir a piora destes.
    Existem mitos e verdades a respeito da cirurgia para o tratamento do joanete. De um modo geral, a maneira atual de tratar é diferente do que era realizado há alguns anos atrás. Hoje em dia, técnicas modernas facilitam o procedimento cirúrgico e sua recuperação. Isso inclui maneiras seletivas de anestesia local, materiais e técnicas de precisão para a cirurgia e órtese de imobilização que permite o apoio imediato do pé no solo no período pós-operatório.

Veja todas