Cirurgias do Pé em tempos de Covid-19

É correto realizar uma cirurgia eletiva em um período de pandemia?

Bem, depende...

Durante a epidemia de Covid-19, a realização de cirurgias eletivas (que são aquelas onde não ha urgência) deve ser feita com critérios de segurança, tanto para o paciente e seus familiares como para a equipe médica.

De modo geral, se puder ser ambulatorial (o paciente retorna a casa no mesmo dia), ou se o paciente não fizer parte de grupos de risco, há segurança e o procedimento pode ser realizado.

Ainda assim, por prudência, se houver possibilidade de esperar pela vacina ou pela diminuição dos contágios, é a coisa certa a ser feita.

• Como é feito o tratamento da ruptura do Tendão de Aquiles?

O tratamento desta lesão pode ser feito cirurgicamente, com a sutura do tendão com uma técnica especial ou de maneira conservadora, ou seja, sem a necessidade de cirurgia.
    Hoje em dia, os estudos mais recentes mostram que o tratamento cirúrgico da ruptura do Tendão de Aquiles promove uma recuperação mais rápida e eficaz, quando comparado ao tratamento com gesso e sem cirurgia.

• Porque o joanete dói?

Quando vai acontecendo o processo de formação do joanete, progressivamente as articulações da parte da frente do pé vão sendo deslocadas da sua posição original. Isso muda a maneira como o pé sustenta o peso do corpo, e alguns pontos são sobrecarregados, causando assim as calosidades e a dor. Além disso, as proeminências ósseas formadas são pressionadas pelos calçados, causando inflamações localizadas e dor.