Informações ao Paciente

Braquimetatarsia (metatarsos curtos) (dedos curtos)

Braquimetatarsia é o nome que se dá a uma situação congênita (a pessoa nasce com ela) que se caracteriza pelo encurtamento de algum ossos do pé.

Essa situação causa desconforto doloroso e estético.

O tratamento é feito com cirurgia.

Essa cirurgia pode ser feita de varias formas diferentes, de acordo com o problema do paciente, e tem o objetivo de equlibrar o comprimento dos ossos e reestabelecer a forma mais normal do pé.

O Ortopedista Especialista em Pé avalia o caso de Braquimetatrsia e conversa com o paciente sobre a melhor técnica a utilizar, informando sobre os resultados esperados com o procedimento.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Como o joanete é causado?

    Existem algumas causas para que ocorra o desalinhamento e o conseqüente surgimento do joanete no pé. As principais são a herança genética e o uso de sapatos inadequados. A presença de casos entre os familiares mostra uma tendência ao surgimento do problema, que também pode ocorrer sem herança familiar confirmada. O uso de calçados de bico exageradamente fino piora a angulação mostrada na figura.

  • O que é a Síndrome do Túnel do Tarso?

    O Túnel do Tarso é a localização anatômica, entre o tornozelo e o pé, por onde passam algumas estruturas nobres, como veias, artérias, tendões e nervos.
    Chama-se Síndrome do Túnel do Tarso quando estas estruturas são comprimidas pelo aumento da pressão neste túnel. Neste caso, a estrutura mais sensível ao aumento da pressão é o nervo, e os sintomas se desenvolvem como uma síndrome de compressão nervosa.
    Esta condição clinica é causada por algumas situações que aumentam a pressão dentro do Túnel do Tarso, como, por exemplo, seqüela de fraturas, cistos sinoviais, tumores e varizes.

     

    Imagem mostrando local da compressão no Túnel do Tarso entre o pé e o tornozelo

Veja todas