Informações ao Paciente

ARTROSE NOS PÉS

O que é
Artrose é o nome dado ao processo de degeneração de uma articulação. Isso geralmente acontece juntamente com o desgaste da cartilagem articular. A cartilagem, junto com o liquido sinovial, é o que permite uma boa lubrificação para o movimento da articulação. Com a perda da cartilagem, o movimento da articulação não acontece da maneira correta, então ocorre inflamação e dor.
Como o pé tem um grande número de articulações, que sustentam todo o peso corporal, é muito comum a ocorrência de dor nos pés por artrose.

 

Imagem de Tomografia mostrando artrose no pé

Como é causada
A artrose nos pés pode ser causada por vários motivos diferentes, entre eles, destacam-se a ocorrência prévia de fratura, o reumatismo, a idade avançada e as deformidades congênitas.

Quais são os sintomas
Os principais sintomas da artrose no pé são dor, perda do movimento e inchaço.

Como pode ser tratada
Existem algumas alternativas de tratamento para os casos de artrose nos pés, entre elas as principais são medicamentos especiais, fisioterapia, palmilhas sob medida e cirurgias.
As cirurgias para artrose, hoje em dia, são realizadas com técnicas menos agressivas, de recuperação mais tranqüila e rápida do que antigamente. Mesmo assim, a cirurgia é realizada quando as outras alternativas não proporcionaram alívio adequado.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • O que é fratura de Lisfranc?

    Fratura de Lisfranc é a lesão óssea traumática ocorrida na chamada articulação de Lisfranc, localizada na porção do meio do pé, ou “peito do pé”.
    Geralmente é causada por acidentes automobilísticos ou motociclisticos, mas pode ocorrer também em entorses, quedas ou lesões esportivas.

  • Qual o efeito do Diabetes nos Pés?

    O diabetes é uma doença crônica que, entre outros problemas, causa perda gradual na sensibilidade dos pés, facilita a ocorrência de feridas e dificulta a cicatrização destas.
    Quando o nível de glicose do sangue permanece descontrolado, algumas estruturas das pernas e dos pés deixam de funcionar corretamente. Com a diminuição da função das veias e artérias, ocorre deficiência na circulação do sangue. Com a perda de função dos nervos, ocorre diminuição da sensibilidade. Com menos sensibilidade, algumas lesões simples não são percebidas, e podem se tornar graves sem o tratamento correto.

Veja todas