Informações ao Paciente

A ESPECIALIDADE NA ORTOPEDIA

Atualmente, a especialidade médica Ortopedia e Traumatologia tem se caracterizado pela prática de sub-especialidades.
Assim, cada vez mais o paciente com um problema no pé consulta, por exemplo, com ortopedista especialista em Pé e Tornozelo. Se a questão envolver uma doença do quadril, então o profissional a ser procurado é o Ortopedista Especialista em Quadril.
Essa divisão de especialidade surgiu pela necessidade de um aprofundamento no conhecimento especifico de cada área. Tal conhecimento é renovado quase que diariamente, e torna-se difícil para o profissional manter-se atualizado em assuntos variados.
É parte do calendário do especialista dois ou mais congressos anuais somente para a sua área de atuação, seriam dezenas de encontros para acompanhar todas as sub-especialidades da ortopedia.
Essa prática, por um lado, pode ser incômoda para o paciente, pois torna necessário, às vezes, a consulta com mais de um ortopedista quando, por exemplo, a dor é no joelho e no pé. Por outro lado, o atendimento tende a ser mais específico e resolutivo, uma vez que é feito pelo especialista na área em questão.
Entre as especialidades da ortopedia, podemos encontrar:

  • Coluna
  • Ombro
  • Quadril
  • Joelho
  • Pé e Tornozelo
  • Mão e Microcirurgia
  • Ortopedia Pediátrica
  • Tumores Ósseos

No Centro de Especialidades Ortopédicas –CEOem Porto Alegre, todos os ortopedistas são especialistas e atuam exclusivamente em suas respectivas áreas.


Buscar

Arquivos

Perguntas Frequentes

  • Qual o efeito do Diabetes nos Pés?

    O diabetes é uma doença crônica que, entre outros problemas, causa perda gradual na sensibilidade dos pés, facilita a ocorrência de feridas e dificulta a cicatrização destas.
    Quando o nível de glicose do sangue permanece descontrolado, algumas estruturas das pernas e dos pés deixam de funcionar corretamente. Com a diminuição da função das veias e artérias, ocorre deficiência na circulação do sangue. Com a perda de função dos nervos, ocorre diminuição da sensibilidade. Com menos sensibilidade, algumas lesões simples não são percebidas, e podem se tornar graves sem o tratamento correto.

  • O que é um entorse do tornozelo?

    Entende-se por entorse como sendo o movimento além dos limites fisiológicos em uma determinada articulação.
    O movimento do tornozelo, por exemplo, é realizado principalmente no sentido ântero-posterior, ou seja, para a frente e para trás.
    O movimento lateral é limitado por dois motivos: a presença de ligamentos, que são estruturas como cordas muito resistentes e o formato dos ossos que formam o tornozelo.

    Vista lateral dos ligamentos do tornozelo

    Quando o movimento é forçado a ocorrer para um dos lados, para dentro ou para fora, os ossos e os ligamentos do tornozelo são forçados, e podem sofrer estiramentos, rupturas e até mesmo fraturas.

Veja todas